Websystem Health

Você está aqui:

Sobre o SIB XML

O que é o SIB XML ?

O Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) é o sistema que as operadoras de planos privados de saúde utilizam para enviar, mensalmente, os dados de atualização cadastral de seus beneficiários. O envio desses dados é regulamentado pela Resolução Normativa RN nº 250, de 25 de março de 2011 e pela Instrução Normativa IN nº 46/DIDES, de 25 de março de 2011.

Quando enviar o SIB XML ?

O envio dos arquivos de atualização cadastral pode ser diário e a operadora tem até o dia 5 de cada mês para enviar as informações referentes aos procedimentos de inclusão, retificação, mudança contratual, cancelamento e reativação, ocorridos até o último dia do mês imediatamente anterior.

Após a recepção do arquivo, são realizadas críticas das informações enviadas e a avaliação do formato do arquivo e da coerência das atualizações. As informações relativas ao processamento do arquivo são devolvidas às operadoras por meio do Arquivo de Resultado de Processamento (RPX). Os registros que estão em conformidade com os requisitos estipulados pelo SIB/ANS são processados e passam a incorporar o cadastro de beneficiários da operadora na ANS.

Além do Arquivo de Resultado de Processamento, a ANS, mediante solicitação da operadora, gera o Arquivo de Conferência (CNX) em até 20 (vinte) dias, onde indica a situação atualizada de todos os dados cadastrais de beneficiários da operadora, ativos e inativos, processados com sucesso pela ANS. Este arquivo permite à operadora comparar o seu cadastro com o cadastro existente na ANS e corrigir as informações divergentes, além de possibilitar o controle da qualidade dos dados de cada registro de beneficiário. A solicitação do Arquivo de Conferência deve ser feita por meio do SIB-WEB.



Fone: (48) 3626-4824 - E-mail: contato@wsh.com.br

Endereço: Rua Vereador Manoel Brígido Costa, 137 - Humaitá - Tubarão - SC - Brasil - 88.704-320


2011 © WSH - WebSystem Health. Todos os direitos reservados.ADMT - Agência Digital de Marketing e Tecnologia